Maricá e seus encantos ainda pouco explorados
Potencial turístico, pelas fotos ora que se seguem, vemos que Maricá tem potencial turístico, mas porque não acontece a valorização e a procura em massa a esta bela cidade?
A cidade que fica a menos de 40 km de Niterói, oferece opções de turismo que vão além das praias de águas revoltas e da lendária Pedra do Elefante e sua aparência interiorana devido a diversas fazendas locais, muitas delas ricas em conteúdo histórico.
Maricá oferece belezas naturas muito pouco conhecidas e pouco exploradas o que valorizam ainda mais a beleza do lugar. O governo deveria dar mais incentivo para esta bela cidade que pode virar point turístico trazendo benefícios para a população maricaense!
O município possui um aeroporto em seu centro urbano que poderia muito ajudar no transladar de turistas.
Maricá é rodeada por maciços costeiros. Possui algumas serras a saber: Calaboca, Mato Grosso (onde se localiza o ponto mais alto do Município - o Pico da Lagoinha com 890 metros,) Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca(separando marica de Niterói) que é um APA com abundante e valiosas especies da Mata Atlântica.
É na serra da Tiririca que esta a Pedra do Elefante, que possui uma trilha para quem desejar ver tudo bem la do alto.
![]() |
vista aérea do alto da pedra do elefante |
Maricá possui um rico complexo lagunar, propiciando o esporte náutico e a pesca. Antigamente todas as lagoas, que são na verdade uma só, eram chamadas simplesmente de Lagoa de Maricá. Com a baixa no nível destas lagoas e o crescimento populacional, nomes foram dados a certas partes dessa lagoa. A lagoa de Araçatiba é uma das principais e banha O APA da Restinga de Maricá. Temos ainda as lagoas do Padre, Guaripina e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que se ligam ao mar.
![]() |
Farol, data de construção desconhecida |
![]() |
O farol nos dias de hoje auxilia as embarcações no local - Possui mirante |
Pontos turísticos - Ideal para se fazer uma boa trilha e tirar boas fotos
GRUTA DO SPAR - ACESSO NA ALTURA DO KM 15 DA RJ 1069( ESTRADA DA CASSAROTIBA)
A trilha é considerada leve, sendo composta de 02 cavernas, tendo em uma delas um lago artificial.
Por serem minas abandonadas do seculo passado a visitação só é permitida com prévia autorização.
PEDRA DO MACACO - LOCALIZADA EM S JOSE DO IMBASSAÍ A 9 KM DO CENTRO DE MARICÁ - ALTURA DO KM 21 DA RJ 106
Também é uma trilha leve com visão circundante das Lagoas de Maricá e da Pedra de Inoã ao lado. Sua altitude é de aproximadamente 300 metros.
A pedra se assemelha a um macaco sentado
Trilha do Espraiado - Mais ou menos 20 km de pura contemplação de locais pouco explorado, que começa no Bairro de Espraiado(Serra de Outo branco).
No alto da Serra pode-se avistar a cidade de Tanguá e Rio Bonito, assim como a silhueta da Serra dos órgãos, como os fundos da baia de Guanabara.
Seguindo o olhar em direção do litoral se avista belas praias e lagos de Maricá e também as Ilhas que são únicas no extenso litoral até Cabo Frio.
Vista do alto com a Praia de Saquarema ao fundo |
Há criadores de cavalos de raça na região, búfalos e bovinos. Além de ter sido moradia de figuras ilustres, tal qual a senhora Madeline Colaço, marroquina que veio para o bairro e ensinou a confecção de tapetes para jovens do lugar e hoje esta arte é divulgada para o Brasil e exterior e também aos domingos, os moradores expoe suas peças artesanais em suas janelas, formando o projeto Espraiado de Portas abertas.
Vejam o site http://www.espraiado.com
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6EOAJLh17iHWxNrf3FYqBLBDg-WeSLBZ27sm_-F50OImIV6M7q3TssE3o-c7FI2DyOqHM2WMqvLYw8iTGLHFV3XyhMaOIFK_9dFa3I4GfTX2K9UrM3uUpfAWBIiyhhiVRsKA3seU3eG-j/s640/espraiado.jpg)