segunda-feira, 29 de abril de 2013

Maricá e seus encantos ainda pouco explorados


Potencial turístico, pelas fotos ora que se seguem, vemos que Maricá tem potencial turístico, mas porque não acontece a valorização e a procura em massa a esta bela cidade?











A cidade que fica a menos de 40 km de Niterói, oferece opções de turismo que vão além das praias de águas revoltas e da lendária Pedra do Elefante e sua aparência interiorana devido a diversas fazendas locais, muitas delas ricas em conteúdo histórico.

Pedra do Elefante - Recanto de Itaipuaçu - Maricá ´- RJ
Maricá oferece belezas naturas muito pouco conhecidas e pouco exploradas o que valorizam ainda mais a beleza do lugar. O governo deveria dar mais incentivo para esta bela cidade que pode virar point turístico  trazendo benefícios para a população maricaense! 

município possui um aeroporto em seu centro urbano que poderia muito ajudar no transladar de turistas.

Maricá é rodeada por maciços costeiros. Possui algumas serras a saber: Calaboca, Mato Grosso (onde se localiza o ponto mais alto do Município - o Pico da Lagoinha com 890 metros,) Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca(separando marica de Niterói) que é um APA com abundante e valiosas especies da Mata Atlântica.














É na serra da Tiririca que esta a Pedra do Elefante, que possui uma trilha para quem desejar ver tudo bem la do alto.

vista aérea do alto da pedra do elefante

Maricá possui um rico complexo lagunar, propiciando o esporte náutico e a pesca. Antigamente todas as lagoas, que são na verdade uma só, eram chamadas simplesmente de Lagoa de Maricá. Com a baixa no nível destas lagoas e o crescimento populacional, nomes foram dados a certas partes dessa lagoa. A lagoa de Araçatiba é uma das principais e banha O APA da Restinga de Maricá. Temos ainda as lagoas do Padre, Guaripina e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que se ligam ao mar.






Vista aérea da lagoa de  Araçatiba - Marica
 
Canal de Ponta negra - pesca

Canal de Ponta Negra

Surpreendentemente, a Lagoa Brava vem desaparecendo a olhos nus, sem que as autoridades públicas ambientais façam algo por sua salvação. Lamentável....


Possui, ainda, uma grande área urbana de ocupação rarefeita e formada por dezenas de bairros e condomínios. A maior parte dos domicílios é de uso permanente, sobretudo no Centro da cidade e nas localidades mais antigas. Nas áreas do litoral e nas margens das lagoas, as residências são majoritariamente utilizadas para o turismo do tipo veraneio.

















FAROL DE PONTA NEGRA





Farol, data de construção desconhecida

O farol nos dias de hoje auxilia as embarcações no local - Possui mirante













































Pontos turísticos - Ideal para se fazer uma boa trilha e tirar boas fotos


GRUTA DO SPAR - ACESSO NA ALTURA DO KM 15 DA RJ 1069( ESTRADA DA CASSAROTIBA)
A trilha é considerada leve, sendo composta de 02 cavernas, tendo em uma delas um lago artificial. 
Por serem minas abandonadas do seculo passado a visitação só é permitida  com prévia autorização.




















PEDRA DO MACACO - LOCALIZADA EM S JOSE DO IMBASSAÍ A 9 KM DO CENTRO DE MARICÁ - ALTURA DO KM 21 DA RJ 106
Também é uma trilha leve com visão circundante das Lagoas de Maricá e da Pedra de Inoã ao lado. Sua altitude é de aproximadamente 300 metros.
A pedra se assemelha a um macaco sentado






























Trilha do Espraiado - Mais ou menos 20 km de pura contemplação de locais pouco explorado, que começa no Bairro de Espraiado(Serra de Outo branco).
No alto da Serra pode-se avistar a cidade de Tanguá e Rio Bonito, assim como a silhueta da Serra dos órgãos, como os fundos da baia de Guanabara.
Seguindo o  olhar em direção do litoral se avista belas praias e lagos de Maricá e também as Ilhas que são únicas no extenso litoral até Cabo Frio.



Vista do alto com a Praia de Saquarema ao fundo

 Mais em Espraiado existe outras atrações, tal qual a sua pequena cachoeira de mesmo nome do bairro


A vida bucólica e rural que se vive no Bairro do Espraiado,cujo nome é de épocas antigas, quando a região era inundada nas cheias do Rio Caranguejo e espraiava o local, fica a menos da grande cidade do Rio de Janeiro, é ideal pára a prática de esportes e montarias.
Há criadores de cavalos de raça na região, búfalos e bovinos. Além de ter sido moradia de figuras ilustres, tal qual a senhora Madeline Colaço, marroquina que veio para o bairro e ensinou a confecção de tapetes para jovens do lugar e hoje esta arte é divulgada para o Brasil e exterior e também aos domingos, os moradores expoe suas peças artesanais em suas janelas, formando o projeto Espraiado de Portas abertas.

Vejam o site http://www.espraiado.com





Pesquisar este blog